Características importantes
Este produto acompanha Manual em Português e Nota Fiscal, Embalagem de Fabrica Original e Garantia Nacional do Fabricante.
Sem dúvidas, é uma das mais antigas e tradicionais marcas mundialmente conhecida.
Não só pelos seus canivetes e facas, mas por seus relógios e outros acessórios ao longo desses mais de 130 anos de vida.
Marca Suíça que tem estilo próprio e um público alvo bem definido.
Com seus produtos a marca cresceu absurdamente no mercado em geral e até hoje traz tendência e inovação em seus produtos.
Qualidade, excelência são derivados dos produtos fabricados pela Victorinox Swiss Army.
Em entrevista exclusiva ao Neofeed, Carl Elsener, a quarta geração da família fundadora da companhia suíça, mostra que a inovação está nas funcionalidades e materiais de seus produtos, e que o Metaverso é fugaz demais para quem pensa o negócio para durar séculos
O brasão com a cruz branca se tornou a marca registrada da Victorinox que fabrica 10 milhões de canivetes por ano
O “canivete do exército suíço” da Victorinox está completando 125 anos. Quando foi criado significou uma inovação tecnológica.
Afinal, era um “kit de sobrevivência” para se carregar no bolso que, além de ser mais leve e com duas lâminas, trouxe ferramentas acopladas como saca-rolha, chave de fenda, perfurador e abridor de lata.
Uma criação para atender na época uma demanda das Forças Armadas suíças e que abriu portas para que o produto se tornasse um fenômeno mundial.
Hoje a companhia fabrica 10 milhões de canivetes por ano em mais 400 modelos, sendo que o mais equipado deles traz 73 funções.
Mas como fazer canivetes serem ainda relevantes ? Tem tecnologia no meio, claro. Mas não exatamente como você possa estar imaginando.
“Com a explosão do comércio online e com as pessoas tendo que abrir diferentes embalagens, umas mais difíceis que as outras, decidimos lançar uma funcionalidade que atende ao mercado, um abridor de caixas”, revela Carl Elsener, CEO e quarta geração da família fundadora, em entrevista exclusiva ao NeoFeed.
A tecnologia, diz ele, permeia a produção, o design, novos materiais, o varejo e o marketing. Mas não chega ao Metaverso. “Nosso produto é relevante para todas as gerações e temos milhares de histórias de clientes que herdaram seus canivetes de seus avós, por exemplo.”
Para ele, os produtos da Victorinox são feitos para ter vida longa. “No Metaverso os produtos são expressão de um momento, têm vida curta. Por isso entendo que nosso futuro é ser uma empresa de soluções analógicas. Mas isso não quer dizer, menos inovadora.”
Os canivetes representam hoje 36% dos resultados da companhia, uma mudança radical desde o ataque de 11 de setembro nos Estados Unidos, que alterou as políticas de segurança globais e proibiu o uso de objetos cortantes em voos, por exemplo. “Foi uma queda de 30% nos negócios na época e reforçou nossa necessidade de ser menos dependente de um único produto.”
Carl Elsener na sede da companhia, em Ibach, com os retratos dos fundadores da companhia
Fortalecer a linha de uso doméstico (facas, descascadores), que hoje representam 34% do negócio, foi uma das estratégias que permitiram sofrer menos durante a pandemia, por exemplo. “As pessoas passaram a cozinhar mais em casa com a família o que nos ajudou a reverter a queda inicial que chegou num primeiro momento 60% do faturamento para 25% no final de 2020.” As outras categorias de atuação são bagagens e equipamentos de viagem, que representam 17%, relógios 10% e fragrâncias 3%.
A Victorinox é uma empresa 100% familiar que está sendo gerida pela quarta geração. A Fundação Victorinox detém 90 % do capital social da Victorinox AG. Os 10% restantes pertencem à Fundação Carl e Elise Elsener-Gut, sem fins lucrativos. Carl Elsener diz que mesmo nos momentos mais difíceis a companhia nunca considerou fazer IPO e nem precisou de um investidor.
No ano passado, faturou US$ 419 milhões, retornando ao patamar de 2019. “Tínhamos uma grande expectativa de crescimento este ano. Mas tivemos que rever estes números em função do lockdown na Ásia, inflação e, claro, da guerra da Ucrânia, uma vez que deixamos de vender para a Rússia, um mercado importante para nós.” A expectativa para este ano é repetir o resultado de 2021.
Como várias empresas europeias, a trajetória da Victorinox é entrecortada pelas guerras. O canivete patenteado em 1897, foi bastante copiado posteriormente. Mas foi ao colocar o brasão com a cruz branca em seus canivetes, em 1908, que a companhia ganhou identidade e reconhecimento como marca. Na Segunda Guerra, o “canivete suíço” era autorizado a ser vendidos nos “armazéns oficiais” dos soldados americanos.
“Quando voltaram para casa, eles levavam nossos canivetes como souvenirs e fizeram tanto sucesso que passamos a ter distribuidor lá. Hoje, os Estados Unidos são nosso principal mercado.”
A edição para colecionador embalada em uma “cápsula do tempo
O Brasil integra o ranking dos 20 principais mercados, numa lista de 120 países em que atuam. O país vai receber, por sinal, 54 unidades da edição comemorativa e para colecionadores, uma réplica do canivete do exército suíço original. A edição que vem numa embalagem que simula uma cápsula do tempo custa R$ 5.944,00
A companhia também vai promover uma campanha global para celebrar a longevidade do canivete. “A proposta é focar na mentalidade e na atitude associada ao canivete suíço, que tem sido partilhada e vivida por consumidores e funcionários ao longo dos anos. É o desejo de descobrir o desconhecido, a sede de ação e o entusiasmo por pequenas e maiores aventuras.”
Foi de sua austera sala de reuniões na sede da companhia, em Ibach, no coração da Suíça, com um crucifixo em uma parede e com fotos dos fundadores em outra, que Carl Elsener concedeu entrevista para o NeoFeed.
Qual é o contexto da criação do canivete no tempo do seu bisavô? E por que foi considerado uma inovação em sua época?
A faca do soldado era extremamente robusta, mas também bastante pesada. Como resultado, meu bisavô Karl Elsener desenhou um modelo diferente para oficiais, que era mais leve e elegante. Ele criou um novo conceito que lhe permitiu operar 6 ferramentas em apenas duas molas. Mas também a qualidade, funcionalidade e design tornaram este modelo diferente de outros canivetes de bolso. Em 1897, registou a faca como marca registada com o nome “Faca de oficial e esportiva” – e assim nasceu a ideia da ferramenta multifunções. O hoje famoso “Canivete Original do Exército Suíço” lançou as bases para a história de sucesso da Victorinox
Quem são hoje os principais compradores de canivete?
São consumidores que se inspiram num estilo de vida urbano moderno. E o nosso objetivo é tê-los melhor preparados para desfrutar das aventuras de cada dia com produtos clássicos e atemporais, com elementos “smart’ que os atendam numa perspectiva cosmopolita. Temos canivetes que oferecem soluções para quem está no trabalho, numa aventura, praticando esportes como golfe ou vela. Criamos também o Cartão Suíço, feito em acrílico, que traz embutido funções para o público feminino e que foi pensado para carregar na bolsa. Vamos lançar mais versões dele este ano.
O canivete original, com cabo de madeira, lançado em 1897: nascimento da ferramenta multifunções
Quais inovações são possíveis para que o canivete seja relevante em cada geração?
No seu desenvolvimento de produtos, a Victorinox é colorida, inovadora e oferece acessórios que também se destinam a consumidores mais jovens. Além disso, a maioria dos produtos pode ser personalizada, o que também é popular entre as novas gerações de consumidores. A Victorinox é ativa no Instagram, no Pinterest e também no Tiktok. Estamos melhorando constantemente a experiência de compras online que já significam 20% das nossas vendas.
Qual é a idade média de um comprador de canivete?
Não há uma idade única. Por exemplo, o My First Victorinox é pequeno canivete com uma ponta arredondada para que as crianças possam fazer as suas primeiras experiências de escultura acompanhadas por um adulto. Para os consumidores mais jovens, introduzimos no ano passado a coleção Classic Colors Collection com trinta canivetes de bolso coloridos com nomes divertidos como Smashed Avocado, Tropical Surf and Cotton Candy. Para colecionadores e interessados na história do canivete suíço, lançamos a réplica de 1897.
É possível fazer um canivete 100% sustentável?
Os canivetes de bolso são fabricados a partir de aço 95% reciclado. Os resíduos de aço que são gerados durante a produção são 100% reciclados através de um processo que nós desenvolvemos. Além disso, os nossos canivetes de bolso são feitos para toda a vida. Há mais de 40 anos que usamos um sistema que nos permite utilizar o calor que é criado durante o processo de fabricação para aquecer a fábrica durante o período de inverno. Nossos sistemas fotovoltaicos são instalados em vários edifícios de produção, compensando 500 toneladas de CO2 por ano. Para a mesma compensação na natureza, seriam necessárias 42.000 árvores.
Quais são os principais desafios para os próximos anos para a empresa?
Estamos sentindo o aumento dos preços da matéria-prima e o alongamento dos prazos de entrega. Também a exportação dos nossos produtos se tornou mais complicada, uma vez que a disponibilidade para serviços de transporte é severamente limitada. Em muitos mercados experimentamos uma elevada incerteza devido à Covid, à guerra e a inflação alta. Mas para a nossa família, é importante que a nossa marca seja vista como uma marca que pensa a longo prazo. A nossa empresa existe desde 1884.
Longo prazo significa os próximos cem anos?
O astronauta canadense Chris Hadfield narra em seu livro de memórias que usou nosso canivete em suas 4 mil horas no espaço. E recomenda: “nunca deixe o Planeta sem um”. Quando é que meu bisavô poderia imaginar que por causa de um canivete a Victorinox conquistaria o mundo e até o Espaço? Nossa família está preparada e motivada para os próximos 125 anos.
Relógio com garantia nacional, manual em português, embalagem personalizada são vendidos com nota fiscal pela nossa empresa.
Em todos os cadastros de nossos relógios, procuramos explicar os detalhes dos produtos para facilitar sua experiência de compra online e ajudá-lo a encontrar a melhor oferta mais rápido.
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Pensou Relógio! Pensou New Look Time®
Código | 241710-VCTR |
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ean | 7630000725196 |
Gênero | Masculino |
Caixa | Redondo |
Tamanho / Percepção | Médios (entre 38 e 44mm) |
Tipo de Mecanismo | Automático |
Caixa do Relógio | Aço Inox |
Cor Predominante do Relógio | Prateada |
Cor Pulseira Relógio | Marrom |
Cor do Mostrador | Cinza |
Tipo de Pulseira | Couro |
Modelo Mostrador Relógio | Apenas números |
Tipo de Vidro | Safira |
Tipo de Coroa e Tampa posterior | Botões Simples, Coroa Simples, Tampa com Vidro de Cristal, Tampa Rosqueada |
Funções | Calendario, Cronômetro Progressivo |
Resistência a Água | 10ATM |
Garantia | 05 anos |
Iluminação Noturna | Ponteiros e Indexes Fosforescentes |
Medidas do Relógio | 45mm |
Espessura | 15mm / Peso Aproximado 199g |
Informações Importantes | Caso identifique qualquer violação na fita de lacre da embalagem, não aceite a encomenda, devolva imediatamente ao funcionário dos Correios e entre em contato conosco informando o ocorrido, que nossa empresa tomará as medidas necessárias para preservar seus direitos. Uma outra observação importante!!! Se por acaso desejar desistir da compra, não tire e nem viole o "selo de autenticidade" até ter certeza que está totalmente de acordo com o produto comprado, pois é imprescindível que ele esteja INTACTO para efetuar a troca ou devolução. |
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